Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Aurora, Ceará, Brazil
Músico licenciado do curso de Música da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri.
......................................................

sábado, 27 de agosto de 2011

Wolfgang Amadeus Mozart




      Mozart nasceu em Salzburgo, na Austria, em 27 de janeiro de 1756. Foi um menino prodígio de uma família de músicos, começou a compor com a idade de 5 anos. Seu pai, Leopold Mozart, também compositor, influenciou Mozart e foi o responsável por divulgar o trabalho de seu filho por toda a Europa.
       Viveu grande parte de sua vida em Viena, de onde frequentemente viajava por toda a Europa. É considerado um dos maiores gênios da música erudita e um dos compositores mais populares em concertos sinfônicos no mundo inteiro. Sendo máximo expoente, junto com Haydn do período clássico, Mozart é considerado o compositor que iniciou a transição da música clássica para o período romântico.
           Mozart teve uma memória e uma capacidade de trabalho extraordinários, quando criava uma nova  obra a tinha por inteiro na cabeça e então era só escrevê-la.
        Em 1786 compõe a primeira ópera em que contou com a colaboração de Lorenzo da Ponte: As bodas de Fígaro. A ópera fracassa em Viena, mas faz um sucesso tão grande em Praga que Mozart recebe uma encomenda de uma nova ópera, esta seria Don Giovanni, considerada por muitos a sua obra-prima. 
       Mozart é provavelmente o maior gênio musical da história. Apesar de ter sido tão brilhante, não teve uma vida fácil. Muitas vezes, não recebeu o pagamento prometido pelo seu trabalho. Gradativamente sua saúde começou a enfraquecer. Viveu apenas um pouco mais da metade do que Beethoven, mas foi assombrosamente prolífico desde sua infância até sua morte em 1791.


Nenhum comentário:

Postar um comentário