Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Aurora, Ceará, Brazil
Músico licenciado do curso de Música da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri.
......................................................

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Música no Cariri: Abidoral Jamacarú

                                              Abidoral Jamacarú

            Abidoral Jamacaru é natural da cidade de Crato-CE, nascido em 28 de novembro de 1948. Cantor e compositor desde 1970. Participou de vários festivais musicais, no decorrer de sua carreira. No III Festival da Canção do Cariri, realizado em 1973, na cidade do Crato, obteve o primeiro lugar com a música Lembranças do Carnaval que Passou. Dois anos depois conseguiu alcançar novamente a primeira colocação, agora na V edição do festival, com a música Margem Virgem.
         Além de participações em festivais, tem vários shows realizados nos mais diferentes locais do Brasil: Centro Dragão do Mar e Theatro José de Alencar, em Fortaleza; Teatro dos Quatro, em Teresina; Espaço Cultural da AABB da Tijuca, no Rio de Janeiro, dentre outros.
        O LP Avallon, de 1986, foi seu primeiro trabalho, gravado em São Paulo, no Studio Vice-Versa. Esse trabalho pode ser considerado um marco na produção musical cearense. Com uma produção muito bem cuidada de Luiz Carlos Salatiel e um trabalho gráfico marcante, de Romildo Alves e Edelson Diniz, o trabalho de Abidoral Jamacaru representa muito bem a riqueza cultural do Cariri. Em 2001, Avalon foi remasterizado e lançado em CD, pelo Studio Abel Produções Musicais, em Fortaleza.
         O CD O Peixe, de 1998, gravado no Studio Planeta, em Fortaleza, foi apontado pelo jornal O Povo como o melhor disco cearense do ano.
          Bárbara, título de seu mais recente trabalho, que presta justa homenagem a heroína Dona Barbara de Alencar. Neste terceiro trabalho, Abidoral mantém-se coerente aos seus princípios musicais. Contextualização literária atualizada, arranjos trabalhados sob a sua supervisão, sempre com propósitos inovadores! Novos parceiros, novas roupagens nas músicas de outros autores.
      Participou ainda de coletâneas, como Viva a Patativa, realizado pela Equatorial Produções, Fortaleza-CE; Compositores e Intérpretes Cearenses, realizado pelo Studio Lave e ProÁudio, em Fortaleza-CE.
            Abidoral é um artista bastante preocupado com o sentido do seu trabalho, isso se pode perceber, pelo tempo que leva para gravar seus discos (Cerca de dez a doze anos), pois ele afirma ser muito crítico com seus trabalhos. Já recebeu convites de gravadoras que o queriam modelar, condicionando-o a seguir o estilo de Alceu Valença, mas preferiu negar à mídia que negar a sí mesmo, mostrando assim a importância de um verdadeiro artista que busca seus ideais, e prima por seu estilo.
           Abidoral Jamacaru é isso e tudo mais, é o Brasil em canção, o nordeste em poesia, o mundo em harmonia e ritmo, é um orgulho para o Cariri. Ele consegue ser um artista de ontem, de hoje e de sempre.

Trabalho: 4º Ensaio de Troca de Afetos: Um pequeno ensaio sobre um grande artista: Abidoral Jamacaru. Publicado no livro: "Esmiuçando saberes de gente semente: Uma história de encontros pedagógicos"
Equipe: Francisca Romão Souza, Ibbertson Nobre Tavares, José Edson Santos Rodrigues, João Emanuel Sampaio Pereira e Wagner Layb Luna Oliveira.

Fontes Consultadas:
In http://tarsoaraujo.blogspot.com/2009/01/novo-cd-de-abidoral-jamacaru.
In http://musicadoceara.blogspot.com/2007/08/abidoral-jamacaru-avallon.
ALMEIDA FILHO, Luciano de. Vida e Arte. Jornal O Povo: 18/10/1997
MOURA, Dawtom. Memórias de um Cariri Musical. Caderno 3. Jornal Diario do Nordeste: 13/08/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário