Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Aurora, Ceará, Brazil
Músico licenciado do curso de Música da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri.
......................................................

sexta-feira, 11 de março de 2011

A Origem do Carnaval




        O carnaval, como todos sabem, faz parte da cultura do povo brasileiro, mas, o que muita gente não sabe é de sua origem, que por sinal é muito curiosa e até mesmo contraditória em princípios.
        A festa teve sua origem, ou ligação, na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Os  gregos e romanos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção nas festas pagãs gregas e romanas, que eram de caráter libertinoso, fazendo assim com que se consumisse nessas festas o sexo, bebidas, orgias e muita música alegre e mundana. As festas eram conhecidas como bacanais ( em homenagem a Baco, o deus do vinho e da orgia ), lupercais ( em homenagem ao deus obsceno Pã, também chamado de Luperco), e saturnais ( em homenagem ao deus Saturno que, segundo a mitologia grega, devorou seus próprios filhos). Desde então era vista com intolerância pela Igreja. 
        Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
        A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.
        Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.


FONTES:
Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm
http://www.portalnovavida.org.br/informe-se/noticias/2/4755-as-raizes-do-carnaval.html 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário